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Artigo por Roberto Junio dos Santos - terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Educação ambiental na escola voltado para produção de resíduos sólidos
Produção de resíduos sólidos no ambiente escolar

Vivemos em uma sociedade consumista a onde o nível de produção de resíduos aumenta a cada dia. Segundo Arnaldo, Consuelo e José (pag. 391). A produção excessiva e diversificada de resíduos pela sociedade e seus impactos negativos torna a gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos uma questão que requer reflexões e ações em vários níveis: socioambiental, econômico e de saúde humana.


Sobre a questão dos resíduos sólidos muitos se perguntam qual a relação da produção de resíduos no ambiente social com o ambiente escolar, pelo fato que na escola está boa parte dos futuros cidadãos, e com isso identificando se os alunos estão produzindo grande quantidade de resíduos ou se estão depositando de forma correta, ou se a um grande desperdício por parte dos alunos. Com a identificação da real situação pode ser tomadas medidas cabíveis para resolver o problema.


Existem varias medidas que podem ser tomadas para tentar resolver a questão da grande produção de resíduos sólidos. Reduzir a geração de resíduos e sua periculosidade, assim como o desperdício de matérias-primas, demanda respostas urgentes. Estas implicam em mudanças dos padrões existentes de produção e consumo da sociedade, na implantação de um gerenciamento integrada e sustentável dos resíduos sólidos, economicamente equilibrado, ambientalmente eficiente e socialmente justo.


Os resíduos gerados aumentam em virtude do crescimento populacional, do acelerado processo de urbanização, das mudanças tecnológicas e da melhoria das condições socioeconômicas dos países e das cidades (Besen, 2011).


De acordo como IPEA instituto de pesquisa econômica aplicada, são coletadas 183,5 mil toneladas de resíduos sólidos por dia no Brasil, em 90% do total de domicílios, o que representa 98% das moradias urbanas, mas apenas 33% das rurais. A matéria orgânica representa 51,4% do lixo diário, e apenas 31,9% é composto de material reciclável (alumínio, plásticos, papel, aço, metais e vidro) disponível em <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=13932/>. Acesso no dia 23 de setembro de 2014.


Uma pesquisa de 2008 feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, apontou que grande parte dos resíduos sólidos gerados em nosso País é descartada inadequadamente. Esses dados apenas confirmam uma preocupação que já estava em debate há muito tempo, pois o nosso País não possuía ainda diretrizes que orientassem os Estados e Municípios na forma de gerir esses resíduos.


Na ambiente escola é importante analisar se alunos tem o habito, e o conhecimento de separar os resíduos sólidos de acordo com as suas características, é essencial tanto para facilitar a coleta pelos catadores e para reciclagem, de acordo com a separação é feita através de recipientes que receberam uma coloração específica para cada classificação: papel (azul claro), papelão (azul escuro), plásticos (vermelho), vidros (verde), sucatas (amarelo), lixo não reciclável (preto), lixo orgânico (laranja), resíduos perigosos (roxo) e resíduos inertes (cinza), disponível em <www.unicruz.edu.br>. Acesso no dia 06 outubro 2014.


E ainda também pode ser analisado no ambiente escolar se os alunos tem a consciência da onde vão parar os resíduos sólidos que produzem, se são depositados em aterros sanitários, lixões ou incinerados, mas infelizmente boa parte do lixo que a sociedade brasileira produz vai parar em lixões. Segundo a Fiocruz em 2010 foi aprovada pelo Governo Federal a Lei 12.305, que proíbe o descarte de resíduos sólidos nos lixões municipais. Na ocasião, foi concedido às prefeituras um prazo de quatro anos para adaptação disponível em <http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/destino-dos-residuos-solidos-e-destaque-da-revista-radis-de-abril>. Acesso no dia 06 outubro 2014.

Postador Wilton Gonçalves

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
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