» » Água Potável

Entende-se por água potável (do latim potus, bebida, potabilis, bebível e potare, beber) a água bebível no sentido em que pode ser bebida por pessoas e animais sem causar doenças. O termo se aplica à água que foi tratada para consumo humano segundo padrões de qualidade determinado pelas autoridades locais e internacionais.
O fornecimento de água potável é um problema que tem deixado o homem preocupado desde a antiguidade. Na Grécia antiga eram construídos aquedutos e tubulações de pressão para assegurar o abastecimento de água. Em algumas localidades são construídas cisternas para este mesmo fim.
Na União Européia  a norma 98/83EU estabelece valores máximos e mínimos que a água deve conter de minerais, germes patogênicos e alguns íons como cloretosnitratos, nitritos, amôniacálciomagnésio, fosfato, arsênico, etc. O pH da água deve estar entre 6,5 e 8,5. Normalmente o controle da água potável é mais severo do que o aplicado às águas minerai sem garrafadas. Ainda na Europa, calcula-se que o gasto médio por pessoa oscile entre 150 e 200 litros/dia, sendo que de 2 a 3 litros/pessoa são usados para beber. Em muitos países do mundo a água potável é um bem cada vez mais escasso. Teme-se que conflitos bélicos possam ser gerados pela possessão das fontes de água.
Para que a água captada (poços, lagos, etc.) seja adequada para consumo humano, é necessário tratá-la corretamente para deixá-la pronta para o consumo, potável. Este processo é denominado potabilização e é realizado nas estações de tratamento. Existem diferentes métodos e tecnologias de potabilização, mas em todos eles constam, mais ou menos, as seguintes etapas:
1. Pré-cloração e Floculação: depois de uma filtração inicial para retirar fragmentos sólidos de grande tamanho, é adicionado o cloro (para eliminar os micro organismos da água) e outros produtos químicos que fazem com que as partículas sólidas precipitem formando flocos.
2. Decantação: nesta fase são eliminados os flocos e outras partículas presentes na água.
3. Filtração: a água é passada por diversos filtros para eliminar a areia e outras partículas que ainda possam ter ficado, eliminando, assim, a turbidez da água.
4. Cloração e Envio à Rede: para eliminar os micro organismos mais resistentes e para a desinfecção dos canos da rede de distribuição.


Postador Wilton Gonçalves

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta