» » OS ARTROPODOS

Depois que surgiram as esponjas, os celenterados e, depois, os vermes (platelmintos e anelídeos), a Natureza, no seu processo de evolução e aperfeiçoamento das espécies, fez aparecerem os artrópodos. Etimologicamente, termo artópodo vem do grego arthron, ´articulação´, e pous, podos, ´pés`. A característica fundamental dos artrópodos é a de serem os únicos invertebrados com órgãos locomotores articulados (pés articulados).
O filo dos Artrópodes compreende as seguintes classes:
·        INSETOS
·        CRUSTÁCEOS
·        ARACNÍDEOS
·        DIPLÓPODOS
·        QUILÓPODOS
As características gerais dos artrópodos são:
o   Membros locomotores articulados.
o   Corpo protegido por um exoesqueleto rígido de queratina.
o   Tubo digestivo completo, inclusive com glândulas salivares, fígado e pâncreas (estes dois últimos fundidos num só órgão chamando hepatopâncreas).
o   Sistema respiratório presente (maioria com respiração traqueal, embora os de hábitat aquático tenham respiração braquial).
o    Circulação aberta, isto é, o sangue circula primeiramente por vasos e, a seguir, é projetado para lacunas no meio dos tecidos, de onde volta depois para os vasos. Como o sangue tem características mistas de sangue e de linfa, é chamado hemolinfa.
o   Excreção feita por meio dos tubos de Malpighi (na maioria deles) estruturas um pouco mais evoluídas que as nefrídias de uma minhoca.
o   Sistema nervoso ganglionar, com uma dupla cadeia ventral.
o   Órgãos dos sentidos muito especializados (órgãos auditivos, olhos e antenas) situados na cabeça.
o   Ocorrência de metamorfose no desenvolvimento de alguns.
Classificação:
Classes Insecta, Crustácea, Arachnida, Diplopodas e Chilopoda.
·        Insetos:
-Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; seis patas; duas antenas; sem asas ou com um ou dois pares de asas; sem metamorfose ou com metamorfose incompleta ou completa; alguns vetores de doenças infecto-contagiosas.
- Numerosas ordens: anopluros,suctórios, hemípteros, dípteros, lepidópteros, himenópteros etc.
·        Crustáceos:
Corpo dividido em cefalotórax e abdome; crosta quitinosa frequentemente impregnada de sais calcários; dois pares de antenas; olhos pedunculados ou sésseis; número variável de patas (ambulacrárias e natatórias); respiração braquial; quase todos de hábitat aquático; glândulas verdes na cabeça; circulação aberta (sangue com hemocianina); alguns sofrendo metamorfose com mudas dos tegumentos.
Duas subclasses: Entomostracea (dos miscrocrutáceos) e Melacostracea ( dos mais desenvolvidos). Os primeiros fazem parte dos plânctones.
·        Aracnídeos:
Corpo dividido em cefalotórax e abdome;
Quatro pares de patas; ausência de antenas; presença de palpos;
Respiração por filotraquéias; espécies peçonhentas e perigosas.
Ordens: Araneidas (aranhas), Scorpionida (escorpiões), Acarina (carrapatos e ácaros) e outras.
·        Diplópodos:
Corpo cilíndrico, dividido em cabeça e tronco com dois pares de patas em cada anel. Não peçonhentos.
·        Quilópodos:
Um par de patas em cada anel. Corpo longo dividido em cabeça e tronco. Peçonhentos. Portadores de forcípula e de um falso aguilhão na cauda.

FONTE: COLEÇÃO NOVOS TEMPOS- BIOLOGIA -VOLUME 2
–JOSÉ LUÍS SOARES





Postador Unknown

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta